Cultivares e espécies das bananas

Nossa coleção das bananas está em construção e pudera ficar uma das maiores no Brasil ao lado de coleção das bananas de Colecionando Frutas. Foi planejado plantar 250 bananeiras de cultivares e espécies diferentes nos grupos nos 1,000 metros quadrados distribuido na chácara. Na revisão da chácara no agosto e setembro de 2008 várias bananeiras dos tipos Musa 'Prata' e Musa 'Nanica' ao lado de Musa ornata foram descobertas que elas parcialmente estavam prosperando mal, agora se melhorou por causa de cuidado pelo Antônio, umas também já floresceram no fevereiro de 2009. Primeiramente 6 tipos das bananas resistentes às doenças foram pedidos, infelizamente as mudas foram pequenas demais (apenas 5 cm de altura) e também tinham que ficar cuidadas pelo Antônio, infelizamente só uma planta sobreviveu e se desenvolveu a uma grande forte bananeira que também produziu. Adicionalmente o Antônio obteu 25 novas mudas de Musa 'Nanica' syn.'Nanição' e plantou elas nos vários grupos na nossa chácara. No novembro de 2010 eu comprei novas mudas dos tipos resistentes às doenças, infelizamente elas foram 5 até 10 cm de altura. Eu plantei elas para uma manta de criação com argila vermelha e sombra pelas folhas de coqueiro direitamente ao lado de grupo ao lado de horta do Antônio onde o grupo cresceu melhor.

Nós também conseguimos uma Musa basjoo para nosso programa de criação e obtenção de sementes. A planta ficou grande rapidamente. Também vários cultivares, híbridos e espécies das bananas  podiam ficar arranjados e estão no momento no viveiro de Colecionando Frutas. Totalmente já 15 deveriam germinar, o Helton me dissen, também Musa balbisiana, cheesmani, sikkimensis, sikkimensis 'Red Flash', sikkimensis 'Manipur', itinerans 'Indian Form', siamensis 'Thai Gold', yunnanensis, formosana e acuminata ssp. microcarpa

No dia 16 de setembro de 2009 o Helton nos visitou com a mulher e o pai dele e trouxe vários cultivares e espécies das bananas na forma de filhotes e mudas ao lado umas mudas de fruteiras e Stevia rebaudiana. Agradecimento cordialmente para eles!

Infelizamente o solo na nossa chácara se provou como não muito fértil para as bananeiras, apenas em locaís as bananeiras fazem boas, nós temos solo arenoso nos mais lugares sem cobertura de terra preta, por isso ele se esquenta demais rápido e também areja demais rápido. Ao lado de lago elas se prosperam muito bem, o nível do lençol freático é mais alto lá e as 3 bananeiras, que o Antônio plantou lá, cresceraram muito bem e ficaram grande. Por isso, eu plantei mais bananeiras lá, também Musa balbisiana, formosana, basjoo, ornata e acuminata ssp. zebrina. Ficará esperado que elas vão prosperar-se melhor lá que nos outros lugares. Também o grupo das bananeiras ao lado de horta do Antônio se provou de estar muito bem. Também uma observação foi feita que a sebe crescou melhor muito perto de casa e pior mais longe dela. Em regime experimental eu plantei helicônicas, Musa velutina e ornata muito perto de casa na grama onde o solo é argila vermelha e o lugar está com semi-sombra e a sebe cresce maior, infelizamente mais helicônicas morreram por causa de seca no agosto e setembro de 2012.

Primeiramente as cultivares resistentes às doenças como Musa 'Figo', 'FHIA-18' e 'Mysore' fazem bem no solo arenoso. É diferente entre os tipos, quaís requisitos do solo se dar. Musa 'Mysore' se provou como a melhor!

Para instalar uma grande coleção das bananas, um terreno com vermelho solo fértil é necessário. A Ercilia me encomendou isso no caso de emigração definitiva para o Brasil. Realmente ela sabe um pouco sobre o cultivo das bananas, porque o marido dela foi um fazendeiro de banana antigamente. Mesmo a nossa vizinha japonesa tentou de criar bananas por 6 anos sem sucesso, elas nunca produzem. Mas eu vi no bairro alastrando bananeiras maiores e mais fortes nos jardims. Uma caixa de água de 350 litros para a irrigação das bananeiras na época seca já ficou instalada. Se o dinheiro necessário para a expansão da chácara dar, eu comparei o terreno que a Ercilia me encomendou e talvez poderei solicitar um visto de inversionista. Por isso nos concentramos não só para as bananas mas também para outras frutas, também cactos com frutas comestiveís ficaram plantados, um baobá já foi plantado, a nossa coleção das frutas será expanda. Mas também o solo da nossa chácara ficará melhorado e obterá no tempo uma cobertura de terra preta. Galhos cortados e lixo de jardim não devem levandos para a rua para recolha de lixo mas estrachinar e compostar elas. Também o esterco do cavalo ou boi ficará misturado neste, assim a terra preta ficar produzida, ver mais no link  Projeto de Terra Preta ao lado de projeto "Bananas de frutas para o clima frío".

No momento ainda não todos os tipos e espécies das bananas listados ficam na nossa chácara, parcialmente eles ficam no sitio do nosso amigo Helton Josué de Colecionando Frutas, ver também o link Colecionando Frutas Musaceae. No futuro a lista vai expandir, como próxima vez nós tentamos conseguir mudas dos tipos Musa 'Java' e Musa 'São Domingo'  no Brasil. Um vez o Helton me dou um livro sobre frutas do Brasil e eu li sobre 20 tipos das bananas no Brasil, também os dois. Eu suspeito que os dois também podem estar com pseudônimos. Musa 'Java' poderia ser um outro nome no Brasil para Musa 'Blue Java' ou Musa 'Ice Cream' e também Musa 'São Domingo' poderia ser um outro nome para Musa 'Tall Red'. No dia 22 de outubro de 2012 nós visitamos o Helton e pudemos obter filhotes e mudas de Musa laterita, Musa 'Gros Michel', Musa 'Marmelo', Musa itinerans 'Burmese Blue', Musa itinerans 'Indian Form' (forma estolhos no sitio do Ausläufer bei Helton!) e Musa 'Abobora' e plantei elas no jardim espécial ao lado de lago no dia 26 de outubro de 2012.

 

Ensete ventrichosum (Banana da Abissínia, banana ornamental)

Musa acuminata ssp. microcarpa

Musa acuminata ssp. zebrina syn. Musa zebrina

Musa balbisiana

Musa basjoo

Musa beccarii

Musa cheesmani

Musa coccinea

Musa formosana

Musa griersonii

Musa haekkinenii syn. paracoccinea

Musa itinerans 'Burmese Blue'

Musa itinerans 'Indian Form'

Musa laterita

Musa mannii

Musa ornata

Musa ornata x velutina 'Anestor'

Musa siamensis 'Thai Gold'

Musa sikkimensis

Musa sikkimensis 'Manipur' (ver mais espécie regular)

Musa sikkimensis x paradisiacea

Musa thomsonii

Musa velutina

Musa violacea

Musa yunnanensis

Musa 'Abodora'

Musa 'Carú Verde'

Musa 'Catura'

Musa 'Da Terra'

Musa 'Do Maranhão'

Musa 'FHIA-18'

Musa 'Figo' (syn. 'Orinoco')

Musa 'Garantida'

Musa 'Gros Michel'

Musa 'Helen's Hybrid'

Musa 'Japira'

Musa 'Maçã' (syn. 'Maçã Gránda')

Musa 'Manteiga'

Musa 'Marmelo'

Musa 'Mysore'

Musa 'Nanica' (syn. 'Nanicão')

Musa 'Ouro'

Musa 'Pacovan' (syn. 'Pacovão Oulifre')

Musa 'Pacovan Ken'

Musa 'Pelovana'

Musa ‘Prata’ (syn. ‘Brazilian’, ‘Prata Ana’)

Musa 'Prata de Canina'

Musa 'Prata ve Lonina'

Musa 'Prata Zulú'

Musa 'Pratinha' (syn.'Dwarf Brazilian')

Musa 'Preciosa'

Musa 'Roxa' (syn. 'Red')

Musa 'São Tomé'

Musa 'Sapo'

Musa 'Thap Maeo'

Musa 'Velhaca'

Musa '2 Cachos'

Musa sp. Embrapa - super banana - tipo não conhecido mais

Musella lasiocarpa (Chinesische Lotusbanane)

 

Jardim espécial para as Musaceae ao lado de lago

 

Criado por Joachim Jäck no dia 28 de outubro de 2013